Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1607 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Falésia do Lameirão

Ampliar imagem Falésia do Lameirão
Falésia do Lameirão.
Foto: André Ilha
Ampliar imagem Falésia do Lameirão
Falésia do Lameirão.
Foto: André Ilha
Falésia do Lameirão
Cadastrada por: André Ilha, em 19-12-2022 às 20:04
Descrição: Falésia excepcional, de rocha em geral muito boa, repleta de fendas de larguras variadas, muitas delas frontais. Ela conta com onze vias com proteção móvel, que terminam em duas paradas duplas. A parada no topo da formação, com grampos de titânio colados (devido à rocha não tão boa), serve às vias "Idade Média" e "Zero Um". A outra parada, com grampos de aço carbono, está em uma paredinha ao lado da trilha de acesso ao topo e serve às demais vias. A descida tanto pode ser feita de rapel (melhor) como por caminhada.
Como chegar à base: Uma vez em Santíssimo/Senador Vasconcellos, pegue a Avenida de Santa Cruz, dobre na Rua Engoa e siga-a até o final. Estacione o carro nesse ponto e suba pela rua de terra à direita, que logo se tornará uma trilha. Siga-a por cerca de 25 min (a trilha é bem marcada, mas o capim tombado sobre ela pode dificultar a navegação) e, quando vir a Pedra da Cobra acima e à esquerda, procure uma entrada sutil à direita, em uma estrada arruinada que levava às torres de alta tensão adiante. Siga por essa estrada por algumas dezenas de metros e, no ponto mais conveniente, abandone-a para seguir pelo capim, sem caminho definido, até a base da Pedra da Cobra, que está próxima.
Siga pelos restos dessa estrada, que logo faz um forte ziguezague que leva à segunda torre de energia, que fica bem ao lado da Pedra Enrugada, e continue passando por uma série .de grandes boulders e, depois, das Pedras Gêmeas.
Algumas dezenas de metros depois, já próximo ao cume, a trilha principal passa à esquerda de um último grande boulder, além de algumas árvores grandes e um pequeno bambuzal. Logo depois do bambuzal dobre à direita e siga sem caminho definido até a crista. Lá chegando, o topo da Falésia do Lameirão estará logo abaixo. Desça com cuidado pela encosta íngreme até chegar a uma parada dupla com grampos de titânio, e rapele com corda única para a esquerda para chegar à base das vias de Complexo de Vira-Lata a Zero Um. Ou então rapele em frente até chegar a um amplo platô onde há outra parada dupla, agora com grampos, de onde se rapela para a base da parede e das demais vias. Aí também pode ser montado um top-rope para a maioria delas.
Fonte: Guia de escaladas da vertente norte do Parque Estadual da Pedra Branca - André Ilha, 2022 (www.femerj.org/wp-content/uploads/Guia-de-escaladas-da-vertente-norte-do-Parque-Estadual-da-Pedra-Branca-1-edicao-versao-final-2022.pdf)
Coordenadas: -22.896596183973056,-43.51227630286819
Encontrou algo errado? Clique aqui